Arquivo de April 2011

RSS Feeds

Centenário de igreja inspira quadrinhos

culto pentecostal

Em junho, a Assembléia de Deus completará cem anos no Brasil. Para comemorar a data, uma revista cristã de circulação nacional publicará um especial em quadrinhos com as viagens dos jovens missionários suecos pioneiros do pentecostalismo no Brasil. Com o título “Belém Verde-Amarela”, a HQ foi desenhada por Will Ferreira, com roteiro de Lucas Ricardo, ambos de 28 anos, e editada pela CPAD, a maior editora protestante da América Latina.

trecho da pagina 01

Will Ferreira e Lucas Ricardo

Em tempo, religião e quadrinhos fazem uma mistura poderosa, e às vezes explosiva, confira nos links abaixo e deixe seu comentário.

Leia também:
HQ e religião, uma mistura poderosa. Veja por quê!
O dia em que Deus virou um boneco de pelúcia
Quadrinhos e religião: algumas resenhas de álbuns do gênero
O papa também está no gibi

 Comentar (3)

Programação de evento bacana na UNB

II Jornada de Estudos Sobre Romances Gráficos


A II Jornada de Estudos Sobre Romances Gráficos que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho em Brasília está caminhando bem. "Recebemos trabalhos de várias regiões do país e foi possível montar um evento com apresentações de grande interesse para aqueles que trabalham ou pesquisam nessa área. Estamos agora na fase de receber inscrições para ouvintes", explica Stella Montalvão, uma das coordenadoras.

Segue abaixo a programação (muito boa por sinal):

DIA 29/06/2011

8h30 – GRANDES TEMAS EM DEBATE
Graphic novel, narrativa gráfica ou romance gráfico? Terminologias distintas para um mesmo gênero
Paulo Ramos (Unifesp) e Diego Figueira (Unicamp)

Os sons das palavras: possibilidades e limites da novela gráfica
Elvira Vigna (São Paulo)

Poética do tempo na arte do desenho nas tirinhas cômicas: caricatura e estrutura episódica do humor gráfico
Benjamim Picado (UFF)

Algo, nada, algo: história em quadrinhos e poesia
Rafael Soares Duarte (UFSC)

A nova bande dessinée: L’Association e o Oubapo
Maria Clara da Silva Ramos Carneiro (UFRJ)

Mediação: Regina Dalcastagnè (UnB)

14h30 – TIRINHAS, QUADRINHOS, LITERATURA

Ramificações da arte sequencial: pontos de interseção (ou não) das histórias em quadrinhos com a literatura
Naiana Mussato Amorim (UFU)

O tempo nos quadrinhos: subvertendo a ordem de leitura
Rodrigo Maia Rocha (UnB)

Serialização e comicidade em comic strips: um estudo sobre Peanuts, de Charles Schulz
Jéssica Neri dos Reis Neves (UFF)

Mediação: Laeticia Jensen Eble (UnB)

16h - UM OLHAR SOBRE MANGÁS

Ritmo: duas propostas de construção de disposições afetivas entre mangás e comics
Jônathas Miranda de Araújo (UFF)

Sobre meninas: exemplos de representação feminina nos mangás Shojo
Otávia Alves Cé (Universidade Católica de Pelotas)

A temática da garota travestida nos mangás femininos japoneses: discutindo as fronteiras de gênero
Valéria Fernandes da Silva (FTBB/DF)

Mediação: Ludimila Moreira Menezes (UnB)

19h – LANÇAMENTO DO Nº 37 DA REVISTA ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, COM DOSSIÊ SOBRE LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS

DIA 30/06/2011

8h30 – GRANDES TEMAS EM DEBATE


Contra a culpa e a imobilidade: alguns quadrinhos antiutópicos
André Cabral de Almeida Cardoso (UFF)

A formação da identidade dos leitores na leitura de histórias em quadrinhos de super-heróis
Rubem Borges Teixeira Ramos (UFG)

“Cachalote” e o incômodo heroísmo de sobreviver
Ricardo Postal (UFPE)

Identidades em jogo no romance gráfico: o caso de Zazie dans le métro, de Clément Oubrerie
Luciana Rassier (UFSC)

A violência da guerra em três momentos dos quadrinhos
Ciro Inácio Marcondes (IESB/DF)

Mediação: Anderson Luís Nunes da Mata (IESB)

14h30 - O LADO NEGRO DOS QUADRINHOS

Apropriações do gótico nas histórias em quadrinhos adultas: uma nota sobre Constantine (Hellblazer)
Anne Caroline de Souza Quiangala João (UnB)

A representação da morte no romance gráfico Do inferno, de Alan Moore, e na literatura policial
Raquel Parrine (USP)

03. O Lampião de Fernando Vilela: nem herói, nem facínora... demasiadamente humano
Luiz Roberto Zanotti (UFPR)

Mediação: Stella Montalvão (UnB)

16h – HERÓIS EM FOCO

Representatividade e representação no mundo dos super-heróis
Guilherme dos Reis Rodrigues (UnB)

O herói problemático, enquadrado: Jimmy Corrigan e Asterios Polyp
Breno Couto Kümmel (UFMG)

A sinuosa jornada conceitual do herói contemporâneo: uma proposta dialógica para o uso dos quadrinhos na educação básica
Vinicius da Silva Rodrigues (UFRGS)

Mediação: Bruna Paiva de Lucena (UnB)

Inscrições para ouvintes devem ser realizadas pelo e-mail jornadaromancesgraficos@gmail.com

Leia também:
SP sediará congresso internacional de HQs em agosto
1o Encontro Nacional de Estudos sobre Quadrinhos e Cultura Pop em julho
Baixe a monografia "As tendências do mercado de HQs no Brasil"

 Comentar

Três brasileiros indicados ao Eisner 2011

Daytripper de Bá e Moon

Três brasileiros foram indicados ao Prêmio Eisner 2011: os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, com o trabalho Daytripper (Vertigo/DC), na categoria Melhor Minissérie, e Albuquerque com o título Vampiro Americano, na categoria Melhor Nova Série. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação, no dia 22 de julho. No ano passado, o desenhista paulista Ivan Reis, contratado pela DC Comics para ser o desenhista oficial do personagem Lanterna Verde, também foi indicado ao Eisner.

Este ano, alguns brasileiros foram indicados a prêmio no festival de Angoulême, na França, entre eles Wander Antunes. Infelizmente nenhum levou o troféu, mas já valeu pelo reconhecimento.

Leia também:
Quadrinistas querem espaço no prêmio Jabuti
As Novas Aventuras do The Spirit, de Will Eisner
2011 será o ano do quadrinho digital? Leia e opine


 Comentar

Criador do Facebook na capa da MAD

Mark Zuckerberg

Depois de ter a sua biografia contada em quadrinhos, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, será capa da revista Mad deste mês. Em entrevista a um site americano, o editor John Ficarra disse que a iniciativa surgiu através da oferta de US$ 2 milhões dos gêmeos Winklevoss, que acusam Mark de ter roubado a sua ideia de criar a rede social. Pelo visto essa história ainda vai render muito pano pra manga...

Leia também:
Mark Zuckerberg inspira uma biografia em HQ e um blog
Ota lança o Relatório Ota a R$ 12,90
Sergio Aragonés: 50 anos de boas piadas

 Comentar

Cisternas nas Escolas: versão em quadrinhos

capa turma do xaxado Cisternas nas Escolas

Aqui no sudeste a gente tem uma realidade bem diferente daquela enfrentada pelos nossos irmãos no nordeste. Um dos projetos realizados no semi-árido baiano, por exemplo, é o projeto “Cisternas nas Escolas”, ação que conta com a implantação de cisternas e hortas escolares que beneficiam 43 escolas e 13 municípios da Bahia. Para facilitar a comunicação desta iniciativa, Antonio Cedraz e sua Turma do Xaxado protagonizaram uma revista em quadrinhos para a ONG CAA (Centro de Assessoria do Assuruá).

Muito mais do que o benefício de ter água armazenada para os períodos de estiagem, a HQ trata da responsabilidade de cada pessoa da comunidade com as ações que trazem melhorias para todos, chamando cada cidadão a assumir sua parcela em um processo que envolve segurança alimentar, geração de renda, participação ativa nas decisões, acesso aos direitos sociais e políticos, entre outros. Bela iniciativa! E mais uma vez os quadrinhos se mostram como uma eficiente mídia.

pagina da hq turma do xaxado

Leia também:
Turma do Xaxado procura editora para lançar um livro sobre o livro
Nordestinos querem estudar HQ e cultura pop
Balanço 2010: realidades distintas no nordeste brasileiro



 Comentar (1)

TV Brasil anuncia novos desenhos brasileiros

desenho Carrapatos e Catapultas

Além de Tromba Trem, a TV Brasil lançará mais duas séries de animação brasileiras inéditas: Carrapatos e Catapultas e Escola para Cachorro. Ambas estarão nas telinhas a partir de 17 abril.

Carrapatos e Catapultas, produzida no âmbito do Programa ANIMATV, foi concebida pelo escritor de livros infantis Almir Correia, e conta a história de Baixinho, Bum, Bolão e Bod, um grupo de carrapatos de outro planeta e seu cotidiano. A ideia de Almir é conquistar adultos e crianças e já conta com 13 episódios prontos. "Estou até pensando em um longa-metragem”, sonha alto o criador.

Já a galera do Tomba Trem, citado aqui na sexta-feira, foi convidada para o festival italiano de animação Cartoons on the Bay, cujo tema do ano é o Brasil. O país está muito bem representado na Itália pelos produtores do desenho, Maurício de Sousa e a pré-estreia de Rio. Tromba Trem será exibido na TV Brasil a partir do dia 17 de abril, junto com Carrapatos e Catapultas. No mesmo dia reestreia Anabel, a garotinha que vive no Brasil da década de 30, e devora clássicos do escritor Edgar Allan Poe.

desenho Escola pra Cachorro

Escola para cachorro, que estréia dia 18, é uma coprodução entre a brasileira Mixer, a mesma de Mothern e do longa Besouro, e a canadense Cité-Amérique. Destinado a crianças de 3 a 7 anos, a animação tem como protagonistas cinco simpáticos cachorrinhos (Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro), conta com 26 episódios e está sendo transmitida em 30 países.

Por fim, Meu AmigãoZão chega também à tv pública e aberta, Transmitida desde agosto de 2010 pelo Discovery Kids, a série mostra a história de três crianças e seus amigos imaginários. Criada pelo animador Andrés Lieban, com a coprodução do estúdio brasileiro 2D Lab e a canadense Breakthrough Animation, tem o objetivo de criar uma identidade universal, de modo que não fique restrita a somente um país. “Os episódios tratam de conflitos que podem ser enormes para uma criança e um adulto talvez nem perceba; são sentimentos reais para estabelecer uma conexão com o público”, afirma Lieban.

HORÁRIOS DOS DESENHOS ANIMADOS:
Anabel – Domingo (17), às 10h30, seg a sex, às 15h
Tromba Trem – Domingo (17), às 12h30
Carrapatos e Catapultas – Domingo (17), às 12h45
Escola para Cachorro – Segunda (18), às 8h45

desenho Mama Mirabelle

Leia também:
Turma do Pererê, de Ziraldo, vai virar longa em animação
Nova temporada do Animania em 2001. Confira os dias e horários!
BugiGangue - Controle Terremoto: 1o curta nacional em 3D estereoscópico
dd

 Comentar (1)

Tromba Trem, novo desenho animado brasileiro

Tromba Trem CARTAZ

Um elefante sem memória, uma tamanduá vegetariana e uma colônia de cupins que acredita ser de outro planeta viajam juntos num trem a vapor pela América Latina. Este é o ingrediente muito louco do Tromba Trem, uma série de animação brasileira no formato “road movie”, que leva o espectador a um novo lugar e um novo personagem a cada episódio.

Produzido pela produtora carioca Copa Studio, foi um dos dois projetos vencedores do AnimaTV, um programa para o desenvolvimento da animação brasileira, feito em parceria pelo Ministério da Cultura, a TV pública e a ABCA.

A primeira temporada tem 13 episódios de 11 minutos e estréia na TV Brasil no próximo domingo, dia 17, às 12h30. Já na TV Cultura, o desenho será exibido aos sábados, sempre às 11h30, a partir do dia 23. O mais importante é que todo sábado e domingo vai ter Tromba Trem passando na TV. Boa sorte aos bichinhos e que eles sigam o mesmo bom destino do Peixonauta.

tromba trem frame 1

tromba trem frame 2

tromba trem frame 3

Leia também:
10a edição do Festival Animarte começa no dia 29 de abril
Irmãos sugerem storyboard para novo filme do Superman
HQ de terror criada por Julio Shimamoto vira animação
Livro mostra os super-heróis nos desenhos animados

 Comentar

Um livro com tirinhas de outro mundo

Ultralafa - de Daniel Lafayette

Em março de 2010, Daniel Lafayette voltou às páginas do Caderno B, aqui do Jornal do Brasil. Desta vez não com suas tirinhas, mas como um dos editores da revista Beleléu. Quadrinista e taxista, ele faz a linha “o importante é a idéia, e não a embalagem estética". E posta freneticamente suas tiras no blog Ultralafa. Agora a editora Leya, através do selo Barba Negra, lança as melhores em livro.

“Ultralafa – O mundo paralelo do nosso dia a dia” é uma coletânea de tiras com referências à cultura POP, em especial filmes B de terror e ficção científica. Não à toa da cabeça do Daniel saem personagens como o espermatozóide Onofre, o lobo antissocial Hermann, e principalmente Dr. Zigoto - um Dr. Frankstein moderno que cria um morcego de duas cabeças para alimentar outra de suas criações, um Ozzy Osbourne de duas cabeças. Ao final do livro há uma tirinha em 3D.

A badalação, com direito a birita e sessão de autógrafos, será na próxima quarta-feira, dia 13, a partir de 19h na loja La Cucaracha (Rua Teixeira de Melo 31H, Ipanema). Vá e seja abduzido!

Leia também:
Polêmica: quadrinistas querem espaço no prêmio Jabuti
Balanço 2010: como foi o ano para as HQs no Rio de Janeiro
Reportagem completa sobre a revista Beleléu e seus criadores

 Comentar

Criadores de heróis unem-se pelo Japão

Japan Need Heroes

Em momentos difíceis a solidariedade é fundamental. No país do capitalismo extremo, vários autores de histórias em quadrinhos se uniram para angariar dinheiro para a reconstrução das cidades japoneses afetadas pelas catástofres no dia 11 de março. Produzido pela editora independente Red Giant Entertainment, o livro Japan Need Heroes ("O Japão precisa de heróis") terá 100% da renda obtida com suas vendas revertida para os irmãos nipônicos.

Tendo na linha de frente o veterano Stan Lee, o álbum conta com quadrinistas como Peter David (conhecido por X-Factor e Hulk), Larry Hama (conhecido por GI Joe e Wolverine) e Mike Deodato (conhecido por New Avengers, Thor e Homem-Aranha), entre outros. O processo de doação e compra é feito através da seção de HQs do site Kickstarter e estima-se que sejam impressas entre 200 e 300 páginas a cores, a preço de custo. Em poucos dias, o site levantou mais de US$ 10.000, mas espera alcançar cifras superiores.

Quem estiver disposto a colaborar, pode acessar o site oficial do projeto. Parabéns a todos os envolvidos. Quem sabe alguém faz algo parecido aqui no Brasil?

Leia também:
Cartunistas do México unidos contra a violência no país
Livro de Frank Miller mostra Tóquio em perigo
Zeróis mostra o lado pintor de Ziraldo

 Comentar

Por que eu ainda faço, estudo e divulgo as HQs

gratidão

Ontem eu tive a honra de ser entrevistado no Salto para o Futuro no mesmo programa que o Mauricio Pestana e o Fernando Carvall, ambos de SP. E quando abri minha caixa de mensagens, havia este belo e-mail da Indinalva, doutoranda da Fiocruz, que compartilho abaixo:

"Olá, Pedro!

Estou encantada com você. Adorei a entrevista. Passei a conhecer quem é Pedro de Luna e como começou a sua paixão pela profissão. Que história bonita! Parabéns!

É uma pena que assisti a sua entrevista (tão salutar, tão alegre e descontraída) com meu coração partido com os últimos noticiários sobre a tragédia que se abateu em uma das escolas do Município do Rio de Janeiro.

Sou professora dessa Rede de Ensino há 30 anos e já passei por muito sufoco: tiroteios que não tinham dia nem hora pra começar, crianças agachadas correndo para se esconder do tiroteio, professores escondidos nos banheiros e embaixo das mesas, policiais armados invadindo a escola a procura de marginais... Mas igual a esse jamais passaria pela minha cabeça.

Assistindo o programa, ouvindo a sua história, a sua experiência e conhecimentos me lembrei do tempo em que utilizava as tirinhas e quadrinhos para trabalhar em sala de aula e até para dinamizar Reuniões de Centro de Estudos e Conselhos de Classe (como Coordenadora Pedagógica). Isto para ilustrar a violência na escola e refletirmos na busca de soluções internas e até pedagogicamente para exercitarmos a reflexão crítica nos alunos e também na construção de outras histórias em quadrinhos pelos próprios alunos.

Como já te escrevi, estou elaborando uma pesquisa que trata dessa temática da violência na escola, a resiliência e o adoecimento dos professores que lecionam nas escolas inseridas nesse contexto violento.

Os entrevistadores perguntaram como você começou a profissão e você citou o shopping, jornal espírita, jornal homeopata, músicas... E foi de um jornal espírita que eu recortei o seu anúncio que diz:

"Nem sempre dá pra fazer uma foto do que você imagina.
Nesse caso, chame um ilustrador" (grifo meu).

Fantástico! Penso hoje...

Em uma das entrevistas no Complexo do Alemão, meu carro agarrou nas barras de trilhos de trem que os bandidos cimentaram na rua para impedir a entrada do caveirão e outros carros grandes da polícia. Ao chegar à escola perguntei à diretora se teria uma foto e ela disse que não. Posso tirar uma foto? Ela me respondeu: _ Não vale a pena, Nalva. Ali era justamente o local mostrado pelo Fantástico onde foi encontrado um dos assassinos de Tim Lopes e eu não sabia. Para fugir das motos entrei, justamente, naquele bar mostrado pela reportagem.

Escrevi toda essa história para que entendesse a razão de ter recortado o teu anúncio e o ter guardado há tanto tempo. Eu precisava de alguma forma, ilustrar, registrar aquela e outras situações no meu trabalho de pesquisa.

Creio que procuro por uma “Comunicação Criativa”, como consta no seu anúncio.
Por favor, não deixe que tirem o horóscopo, as palavras cruzadas nem os quadrinhos do jornal!

Mais uma vez, Parabéns pela bela entrevista de hoje.

Abraço grande,
Indinalva"


criança gratidão

Pois é, este carinho ainda é a maior recompensa que um ser humano pode ter. Obrigado, Nalva.

 Comentar (2)

Do teatro para as páginas dos quadrinhos

Vigor Mortis desenhado por DW

Conforme noticiei aqui no JBlog, a linguagem da Cia Teatral Vigor Mortis agora chega aos quadrinhos, com histórias inéditas utilizado os personagens das peças. O livro Vigor Mortis Comics é uma união de forças dos quadrinistas José Aguiar e DW Ribatski com o dramaturgo e diretor Paulo Biscaia Filho, e foi viabilizado através da Lei do Mecenato Municipal de Curitiba. Ainda assim a publicação terá o custo de R$ 30 para os interessados.

A espinha central do projeto são os espetáculos Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos (2004) e Graphic (2006). “Em ambos os textos há um personagem de quadrinhos que é parte integrante da vida dos personagens de cada peça: em Morgue Story temos Oswald, o Morto-Vivo, criação comercialmente bem-sucedida de Ana Argento; em Graphic temos o Homem-Sombra, personagem de Artie, ex-aluno frustrado de Ana”, conta Aguiar.

Ao todo, são oito HQs onde chama a atenção a oposição de estilos de Aguiar (abaixo) e DW (acima). O livro serrá lançado nacionalmente no dia 16 de abril, às 19 horas, na Gibiteca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti 533 Informações: 3321-3250) e em Em São Paulo no dia 21 de maio na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998), a partir das 14 horas. Visitar outras capitais estão nos planos dos artistas. Informaremos aqui as próximas paradas e suas datas.

Vigor Mortis desenhado por Jose Aguiar

Leia também:
Conheça outros projetos de José Aguiar como a HQ sobre o AI-5
Luluzinha clássica está de volta às bancas
Projeto transforma cada música numa HQ

 Comentar

Série sobre quadrinhos na TV Escola

Logo salto para o futuro

Na próxima segunda-feira, dia 04, o programa Salto para o Futuro, apresenta a série inédita História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Será uma semana inteira dedicada às HQs como forma de auxiliar os professores a utilizarem esta mídia no aprendizado dos seus alunos. Realizado com a consultoria de Sonia M. Bibe Luyten (Pesquisadora que iniciou o primeiro curso regular de HQ na USP, em 1972), contará com várias participações. No programa de quinta-feira (dia 07), este JBlogueiro será um dos convidados.

No texto disponibilizado no site do programa, Sonia explica que "no plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem. Crianças e adolescentes seguem a história do começo ao final, compreendem seu enredo, seus personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras sofisticadas e habilidades de decodificação".

A professora completa dizendo que "as Histórias em Quadrinhos na sala de aula também motivam os alunos relutantes ao aprendizado e à leitura. Elas os envolvem num formato literário que eles conhecem".

Entre outros objetivos, a série pretende "fazer o professor ver mais um benefício dos quadrinhos que é o de escrever, pesquisar e criar em qualquer área de conhecimento. Muitos alunos, frequentemente, perguntam se podem desenhar enquanto estão escrevendo. Eles buscam por imagens para dar apoio à sua escrita. Portanto, neste outro passo, a permissão de usar imagens e palavras vai resolver problemas relacionados à narrativa de uma ideia", diz o texto.

Sonia finaliza a introdução lembrando que "o objetivo de todo professor é educar, mesmo se o método parecer não convencional. Consequentemente, se as Histórias em Quadrinhos melhorarem as habilidades da leitura, compreensão, imaginação, pesquisa e até disciplina em sala de aula, elas devem transformar-se numa ferramenta de trabalho para ele".

Os programas serão veiculados diariamente, de segunda (04) a sexta (08) às 19h pela TV Escola (canal do Ministério da Educação), canais DirecTV e Sky, sendo reprisado às 8h e às 14h no dia seguinte. Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora e também pode ser assistido pela sua WebTV às 05h50.

Para mais informações, vá até o site do programa Salto Para o Futuro.

Leia também:
Após 100 edições, revista Sesinho se renova
Obra de Monteiro Lobato é censurada por racismo
Boca suja em tirinha derruba secretário de educação da Bahia
O quadrinho da discórdia na Secretaria Estadual de Educação de SP

 Comentar

Capixaba cria salão de humor nacional

1o cartumpixaba - 2011

Estão abertas abertas as inscrições para o 1º CARTUMPIXABA – o 1º salão de humor capixaba. Viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rubem Braga, é a realização de um antigo sonho do cartunista Gió. "Os salões anteriores foram menores, mais regionais, esse é o primeiro a nível nacional. E espero fazer outras edições depois", conta o artista por telefone a este JBlogueiro.

Ao invés de dividir em categorias, o concurso premiará os quatro melhores trabalhos, independente de ser cartum, charge, caricatura ou quadrinhos, cada um com R$ 1.200. Destes quatro contemplados, um obrigatoriamente será artista local, em cima do tema "O que é cultura capixaba".

A abertura e entrega dos prêmios acontecerá no dia 04 de junho, no auditório do Bristol Century Plaza, em Vitória. Além da exposição dos trabalhos, haverá apresentação musical, stand up de humor e um bate-papo sobre arte e quadrinhos, seguido de coquetel. Para mais informações acesse o site oficial do salão.

Leia também:
Concurso de personagens da editora Abril terá votação popular
4o EcoCartoon: inscrições até o dia 12 de abril
Para crianças: 5º Concurso Cultural da Turma do Gabi

 Comentar (1)

Filme de Calvin & Haroldo com atores reais

Calvin e Haroldo fake - ou como seria ele na adolescencia

Ainda não vi nada a respeito hoje no Brasil envolvendo HQs e animação, mas nos Estados Unidos o 1o de abril (ou "Dia dos Bobos" por lá) é uma festa, inclusive inspirando várias tirinhas em jornais do país. Entre os boatos espalhados hoje está o filme live action de Calvin & Haroldo e uma notícia falsa de que Toy Story 4 será feito por um estúdio da Tailândia. E aí, que manchete fake você gostaria de dar hoje?

Leia também (essas são verdadeiras!):
Como seria o Calvin aos 25 anos de idade?
Bill Watterson, um cara que faz a diferença
Toy Story 3 chega a marca de US$ 1 bilhão nos cinemas

 Comentar

Luluzinha clássica está de volta às bancas

primeira edicao do reelançamento da Luluzinha clássica

Depois de lançar a Luluzinha Teen, em junho de 2009, agora a Ediouro recoloca nas bancas os gibis da Luluzinha clássica, que no ano passado completou 75 anos de vida. “As histórias de Luluzinha, singelas, divertidas e ao mesmo tempo feministas (em uma época em que essa palavra nem existia), conquistaram crianças, adultos e adolescentes nos quatro cantos do mundo, rendendo gargalhadas, divertimento e emoção em dezenas de idiomas. É essa alegria contagiante que estamos trazendo de volta para os leitores brasileiros”, explica Daniel Stycer, editor-chefe do selo de HQs da editora.

A editora brasileira utilizará o material que a Dark Horse reeditou em 18 livros P/B nos EUA, mas também com histórias inéditas. A diferença principal é que as revistas mensais serão a cores e terão, ainda, passatempos. A primeira edição trará de brinde um almanaque gratuito de 32 páginas, colorido, com a história do “nascimento” de Lulu e as biografias de todos os personagens.

QUADRINHOS = $$$
Desde que chegaram aos jornais através de tiras, em 1950, Luluzinha deu um bom retorno financeiro aos seus criadores. Virou desenho animado, série de TV (em 1970, com atores reais) e estrelou campanhas publicitárias da Pepsi e da Kleenex. Apostando no relançamento da menina dos cabelos cacheados, a Pixel/Ediouro investiu cerca de 500 mil reais na campanha de lançamento da revista, com uma tiragem inicial de 40 mil exemplares. Só no ano passado, o dinâmico segmento de publicações infantis movimentou 16 milhões de exemplares, atingindo um faturamento total de R$ 30 milhões.

E aí, leitor, você acha que vai emplacar? Você compraria?

Leia também:
Editora Devir lança livro com histórias originais da Luluzinha
Mônica Jovem e Luluzinha Teen, duas adolescentes de sucesso
Chico Xavier ao alcance de todos. Agora também em quadrinhos.

 Comentar

Festival de animação faz 10 anos com novidades

Animarte 2011

Estão abertas até 05 de Abril as inscrições para o Anim!Arte 2011-  10º Festival Brasileiro Estudantil de Animação, que acontecerá de 29 de Abril a 08 de Maio no Espaço Cultural Eletrobras Furnas, no Rio de Janeiro. Para as mostras competitivas serão aceitos filmes com realização de todos os anos, desde que não tenham se inscrito em edições anteriores. Serão quatro categorias (Universitários; Ensino Médio/Fundamental; Estudantes Internacionais; e a novíssima Profissionais Brasileiros) com prêmios de R$ 500 a R$ 3.000.

Comemorando 10 anos, o festival (do qual já fui jurado, inclusive, em 2009) chega com várias novidades, como o local de realização e as oficinas - serão quatro acontecendo simultaneamente com a  exibição dos filmes, funcionando como um estúdio aberto, onde a pessoa chega e participa, sem precisar de pré inscrição.

Mais informações e inscrições no site oficial do Animarte.

Leia também:
Como foi o Dia Internacional da Animação, em 2010
Nova temporada do Animania começou dia 21
Menino Maluquinho vai virar documentário

 Comentar