Últimos posts

RSS Feeds

Exposição do Laerte em São Paulo

laerte em foto de muitos anos atrás

Depois de homenagear Angeli, a partir deste domingo (21), o Itaú Cultural mergulha no labirinto de cores, sátiras, contestações, tiras desenhos e militâncias do cartunista e quadrinista Laerte.

A mostra apresenta um rico volume de mais de dois trabalhos, com cerca de 500 originais, que dá um panorama ampliado da contribuição de mais esta personalidade relevante na formação do imaginário da cultura e dos costumes nacionais.

Dividida em cinco fases, a exposição passei pela infância, juventude e sindicato; anos 50 e 60; tiras e personagens, histórias curtas; e anos 80. Entre esboços e publicações originais, muitas inéditas, o homenageado é revelado em vários ângulos, como a sua resistência à ditadura militar, a sua participação na passagem para a democracia vivida pelo país nos anos 80 e o apoio à causa sindical.

Há alguns anos Laerte resolveu se vestir apenas de mulher, mas isso não tirou em nada o seu mérito. Em 2009, por exemplo, ele recebeu uma medalha do Ministério da Cultura. Espero de verdade que o Itaú continue dando esse espaço às HQs e que o próximo seja o Marcatti.

Serviço:
Visitação: de 21 de setembro a 2 de novembro de 2014
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 (Estação Brigadeiro do Metrô).
Fones: 11.2168-1776/1777

Leia também:
Ladrões roubam a casa de Laerte
Exposição de Angeli e Laerte no Centro Cultural Correios
Exposição com charges de Glauco apenas em SP

 Comentar

Troféu do 26º HQMIX com o Níquel Náusea

trofeu 26 hqmix - niquel nausea

O apresentador Serginho Groisman e os quadrinistas Mauricio de Sousa, Laerte, Angeli, Vitor e Lu Cafaggi, Shiko e Fernando Gonsales confirmaram presença para a entrega do 26º Troféu HQMIX, neste sábado, em São Paulo. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem Níquel Náusea do genial Fernando Gonsales.

A entrega do 26º Troféu HQMIX acontecerá às 17h no Teatro do SESC Pompeia (Rua Clélia 93 – São Paulo) e a retirada gratuita de ingressos deve ser feita no dia do evento na bilheteria do SESC Pompeia.

Veja a relação dos indicados.

Leia também:
Fernando Gonsales fala sobre o seu novo livro
O novo livro de tiras de Fernando Gonsales
Novo álbum de Gonsales com tirinhas animais

 Comentar

Falece o quadrinista baiano Antônio Cedraz

cedraz e a turma do xaxado

Faleceu na manhã de quinta-feira, 11/09, em Salvador, o quadrinista baiano Antônio Cedraz, 69 anos, autor da Turma do Xaxado. Ele estava internado desde o dia 31 de agosto por conta de complicações no tratamento de um câncer no intestino. O artista deixa a mulher Lucineide Cedraz e três filhos. Uma grande perda para a HQ nacional.

No ano passado, ele foi homenageado na FLICA e deu uma entrevista ao JBlog.

Leia também:
Uma grande história sobre o câncer de D. Small
Falece o quadrinista Harvey Pekar de câncer de próstata

 Comentar

Surge um novo coletivo de HQs digitais

capa Dies Irae

O mais novo coletivo de quadrinhos digitais chama-se Tesla HQ e está divulgando seu primeiro lançamento, Dies Irae, já disponível para venda a R$ 2,90.

A história se passa em um futuro indeterminado, onde a tecnologia gira em torno da holografia, que aumenta a realidade e torna difícil distinguir os limites entre o real e o virtual. Mas quando uma misteriosa queda contraria tudo o que se acreditava ser a realidade, todo o planeta se verá às voltas com circunstâncias nunca antes imaginadas.

O primeiro capítulo começa no norte do Canadá, onde a queda de um objeto não identificado coloca em alerta alguns governos. Ao mesmo tempo, conhecemos Daksha, uma cientista que está tentando lidar com o maior choque da única vida em que ela acredita. Roteiro de Frank Tartari Filho com argumento do mesmo Frank e Rafael Rodrigues, e desenho de Adan Marini.

Dies Irae pagina 7

Leia também:
Amazon adquire mega loja de HQs digitais
Performance une músicos e artistas gráficos

 Comentar

Disney anuncia curta do Frozen para 2015

frozen fever

Depois do grande sucesso do longa animado Frozen - Uma Aventura Congelante a Disney anunciou para 2015 o curta-metragem 'Frozen Fever', que voltará a reunir a equipe original do filme ganhador do Oscar.

Em 'Frozen Fever', é o aniversário de Anna, e Elsa e Kristoff querem dar a ela a melhor comemoração de todas, mas os poderes congelantes de Elsa podem colocar em risco mais do que a festa.

Leia também:
Aranha e princesa de gelo batem recordes
Guardiões da Galáxia bombando nos cinemas
Neymar Jr. vira desenho animado

 Comentar

Tirinhas engraçadas, mas 100 personagens

1000 palavras - capa

Não é novidade, mas só agora achei esta revista lançada em 2001 e que ficou na pilha das resenhas pendentes. Antes tarde do que nunca, vale o registro de 1000 PALAVRAS – TIRAS 100 DESENHO, que traz as melhores dentre as primeiras mil tirinhas de Marcelo Saravá.

Impresso com apoio de uma gráfica lá mesmo em Juiz de Fora, o livro traz ótimas tiras, usando apenas o recurso dos balões. E agora ele está chegando próxima às 2.000 tiras e deve vir livro novo na sequência (tomara). E na próxima prometo fazer a resenha mais rapidamente ;-)

Para conhecer o trabalho do Marcelo acesse o site dele.

1000 palavras - tira orixas
1000 palavras - tira xaveco de paulista
1000 palavras - tira terapia
1000 palavras - tira padre safado
1000 palavras - tira estraga piada

Leia também:
Afonso Andrade, o homem por trás do FIQ em BH
Projeto unirá rock e música em BH até o final de 2014

 Comentar