Últimos posts

RSS Feeds

O Brasil celebra o Dia do Quadrinho Nacional

dia da hq 2015 - pará

Nesta sexta-feira, 30/01, comemoramos mais um Dia do Quadrinho Nacional, e pelo Brasil várias atividades celebram a data. Confira algumas das celebrações:

Belém: uma semana de atividades na Biblioteca Pública Arthur Vianna. Na sexta, encontro com o tema Desenhistas brasileiros no quadrinho americano, reunindo Joe Bennett, Jack Jadson, Rafael Lanhelas e Carlos Paul.

Brasília: um dos eventos comemorativos será o Quadrinhos com Café, que contará com quadrinhistas locais como Qico, Mês, Lo-Fi Gibi, Felipe Sobreiro e Jornal Pimba, Pirata Perna Curta, Lucas Marques, Wesley Asmp, Lincon Lacerda e Nini Santos.

dia da hq 2015 - bsb

Campinas (SP): também fará uma semana de evento, ocupando cinco bibliotecas públicas da cidade e na Pandora Escola de Arte, tudo de graça.

dia da hq 2015 - campinas

Curitiba: bate papo de quadrinistas na Gibiteca, das 19h às 21h, com entrada franca.

São Gonçalo (RJ): várias atividades no Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura ("Lavourão"), de 10h às 16h.

dia da hq 2015 - sg

 Comentar

A história do Brasil em quadrinhos

a bandeira - capa

Três livros em quadrinhos sobre o período do Brasil colônia podem tornar o aprendizado da história do nosso país mais interessante.

A cidade de Salvador em 1575 é o cenário de “A Bandeira do Elefante e da Arara” (Devir), que mostra o encontro entre o guerreiro ioruba Oludara e o viajante holandês Gerard van Oost, que pretende formar uma tropa bandeirante. Escrito pelo norte-americano Christopher Kastensmidit, que vive por aqui há 15 anos, e ilustrado por Carolina Mylius, a HQ é embalada por folclore e aventura, destacando a amizade entre os dois protagonistas.

São 168 páginas de leitura rápida, porém o livro se encerra deixando aqueles três pontinhos, já que a tão aguardada expedição ficou para um segundo livro. Ainda assim vale destacar o profissionalismo da dupla de autores, que até um site criou.

a bandeira - pagina


Março de 1549 é o ponto de partida para a saga de Tomé de Souza como governador geral do Brasil em "O Fundador" (Editora Europa). Baseado no romance de Aydano Roriz, com roteiro de Jota Silvestre e ilustrações de JB Fernandes, o livro tem um ritmo bacana, com várias cenas de romance com índias e escravas.

Apesar de ser o personagem principal, Tomé divide a cena com o náufrago Caramuru e Garcia d´Ávila, que viria a se tornar o homem mais rico da colônia. Há espaço ainda para mostrar os bastidores da Corte Portuguesa na formação do primeiro governo brasileiro e como Salvador foi construída em apenas sete meses.

o fundador - capa

Outro título valoroso é "Crônicas da Pindahyba", de Hilton Mercadante, feita com apoio do ProAC SP, cuja história se passa no Brasil colonial do século XVII, tendo como protagonistas o aventureiro Ubaldo, o ex-escravo Azuma e o índio Pajé.

Estruturado em seis pequenos capítulos, ao longo de 40 páginas, o livro vai se encaixando aos poucos, conforme o leitor vai conhecendo a história de cada um dos três personagens principais. O trio viaja pelos povoados de Piratininga (antes de ser São Paulo) com muita aventura e romance, emoldurado pelo belo desenho e, principalmente, pela excelente pesquisa presente nos detalhes – cenário, figurino, objetos de cena etc. Também termina dando a entender que um novo livro viria, mas até aonde eu sei a continuação não foi publicada ainda. Vamos aguardar.

cronicas - capa


Leia também:
Evento destaca a Bahia em quadrinhos
Falece o quadrinista baiano Antônio Cedraz
Políticas públicas para os quadrinhos

 Comentar

Série Recordatório será lançada neste sábado

série recordatório quadrinhos


Se nesta sexta (30/01) comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional, nada mais adequado que lançar três biografias de quadrinistas brasileiros na 31ª edição do Prêmio Angelo Agostini, que acontece neste sábado (31/01) no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento terá uma programação extensa, a partir das 13h, com destaque para o lançamento da Série Recordatório, uma coleção de livros de bolso que pretende ajudar a preservar a memória dos quadrinhos brasileiros.

Os três primeiros livros da coleção são Marcatti – Tinta, suor e suco gástrico, de Pedro de Luna, este blogueiro que vos escreve; Primaggio Mantovi – O mestre de estilo versátil, de Nobu Chinen, pesquisador da área; e Ivan Saidenberg – O homem que rabiscava, de Lucila Simões Saidenberg, filha do artista falecido em 2009.

Novos livros já estão sendo planejados para 2015 e a intenção é que, de acordo com a receptividade, seja estabelecida até 2016 uma periodicidade fixa. Com preço acessível (cerca de R$ 20), os livros da Editora Marsupial já são apontados como destaques do ano. O lançamento de Recordatório faz parte da programação abaixo, confira:

31º Troféu Angelo Agostini com lançamento da Série Recordatórios.
Sábado 31/01, a partir das 13h
Local: Memorial da América Latina (Auditório da Biblioteca), Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, ao lado do Metrô Barra Funda. Entrada franca.

13:00 - Abertura com a presença da Prof.ª Marília Franco, diretora do CBEAL. Abertura da exposição BRASIL-ÁFRICA

13:00 - Abertura do espaço da COMIX BOOK SHOP. Nas mesas, quadrinhos de autores independentes, lançamentos da Série Recordatórios Marsupial Editora e caricaturas por Eduardo Vetillo

13:30 - Os 80 anos do PATO DONALD: Paulo Maffia fala sobre a importância do personagem para o mercado de HQs no Brasil

14:00 - Fanzines e Zines: novas impressões, por Gazy Andraus

14:30 - Homenagem a Antonio CEDRAZ, com exibição do desenho animado da TURMA DO XAXADO, e a presença de Clausio Cedraz e do jornalista Gonçalo Junior, falando sobre a vida e a carreira desse grande artista (com performance de Deddy Edson)

15:00 - Debate: BRASIL-ÁFRICA. O cartunista congolês Jérémi NSingi, e os brasileiros Bira Dantas, Fábio Moon, Gabriel Bá e Marcelo D’Salete falarão sobre a última edição do FIBDA - Festival Internacional de Quadrinhos da Argélia, onde o Brasil foi convidado de honra. As diferenças de mercado e os caminhos para produção em parceria.

16:40 - In Memoriam (Homenagem aos artistas falecidos em 2014)

17:00 - Cerimônia de entrega dos Troféus ANGELO AGOSTINI aos melhores de 2014

 Comentar

Biografias de Marcatti, Primaggio e Saidenberg

capa da bio do marcatti

Chegou da gráfica o livrinho com a biografia do grande quadrinista Marcatti, escrito por ele JBlogueiro aqui. Ele faz parte da série Recordatório, da Marsupial Editora, que visa resgatar a memória da HQ nacional, e sai ao mesmo tempo que a biografia de Ivan Saidenberg e Primaggio Mantovi. Em breve o JBlog traz as datas e locais dos lançamentos.

pedro entrevista marcatti
Leia também:
Goiânia Noise Festival homenageia Marcatti
Marcatti recebe o troféu de grande mestre do quadrinho nacional
O eterno espírito underground de Marcatti

 Comentar

Definida a data do 31º Troféu Angelo Agostini

cartaz angelo agostini 2015

Está definida a data para a premiação do 31º Troféu Angelo Agostini, que comemora o Dia do Quadrinho Nacional.

Será no dia 31 de janeiro, sábado, a partir das 13h. Haverá uma ampla programação de exposições, palestras e lançamentos, na Biblioteca do Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda - São Paulo). Já confirmei a minha presença. A edição 2015 promete.

Leia também:
Mais de 100 anos sem Angelo Agostini

 Comentar

Mais uma boa HQ online disponível



Pedro Elefante, autor da saga Dragão da Terra, acaba de disponibilizar a terceira parte da HQ, que tem conteúdo gratuito para leitura. Desta vez, numa casa perdida da montanha, morte, fogo e vingança definem o destino amargo dos três soldados da Torre. Leia aqui.

pedro elefante pag 25
pedro elefante - pag 47

 Comentar