RSS Feeds

1953 - A execução do casal Rosenberg

Jornal do Brasil: Sábado, 20 de junho de 1953

Julius e Ethel Rosenberg, casal de espiões a serviço da União Soviética, foram condenados à pena capital por terem passado à Rússia segredos atômicos durante a Segunda Guerra Mundial. O julgamento, realizado no contexto da Guerra Fria que se acirrava, despertou interesse e manifestações em todo o mundo. Houve alegações de parcialidade e mesmo de anti-semitismo.

A Suprema Corte anulou o adiamento da execução e rejeitou uma nova apelação interposta pelo advogado de defesa. O presidente americano, Eisenhower, reiterou sua negativa ao pedido de clemência. Por oito vezes, a Corte Suprema rejeitou os recursos apresentados pelos advogados do casal sentenciado.

Einsenhower, ao negar clemência, expressou o temor de que os Rosenberg, com a sua traição, tivessem aumentado "incomensuravelmente" a probabilidade de uma guerra atômica, e que talvez houvesem condenado à morte, no mundo inteiro, dezenas de milhões de seres inocentes. Em frente a Casa Branca, manifestantes conduziam cartazes em que pediam a libertação do casal de espiões.
O casal recebeu a notícia da execução iminente na prisão em Nova York, depois do último encontro de noventa minutos que lhes foi permitido.


O segredo continuou impenetrável

Os Rosenberg foram condenados à morte em 1951. Eles foram os primeiros civis americanos executados por crime de espionagem, culpados de haverem enviado para a Rússia um esboço da bomba atômica e informações correlatas. O juiz Irving Kaufman, que os condenou, frisou que o "assassinato com premeditação e maldade torna-se pequeno ante o crime que pode significar a vida de milhões de seres, os quais talvez tenham que pagar o preço de vossa traição". O casal não admitiu revelar os detalhes passados aos soviéticos, o que poderia ter poupado as suas vidas.


Confira também:
19/06: 2003: Chico Buarque faz 60 anos


Amanhã: Em 1963 - A estratégia do telefone vermelho


« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Juliana S. enviou em 19/06/2008 as 15:59:

Ana Paula, parabéns pelo trabalho de investigação e recuperação histórica. conheci o blog agorinha, através de uma matéria que li no jb online sobre o show do chuck berry. lá vi seu nome como fotógrafa e fui ver através de seu nome se tinha, em algum lugar, mais fotos do show. deixa eu explicar: a matéria sobre o show do jb online de Leandro Souto Maior e com as suas fotos foi a melhor que li, [e com as melhores fotos, diga-se de passagem]. enfim: eu fui uma das meninas que tiveram a honra de subir ao palco e ficar perto do ídolo. eu gostaria muito de saber se tinha como você me mandar, ou publicar em algum lugar algumas dessas fotos, só para eu poder revelar e guardar... muito obrigada e aguardo seu contato, Juliana.

Ana Paula enviou em 19/06/2008 as 20:22:

Juliana, que bom que gostou, do blog e das fotos. O show foi muito bom e é uma honra fazer pautas com o Leandro que consegue perceber e passar para o texto a informação com emoção. O blog é um trabalho diário, meu e da lucyanne. Buscamos fatos ocorridos e publicados no Jornal do Brasil ao longo de sua história, que começa em abril de 1891, e postamos diariamente. Ele também é publicado no impresso, editoria País. Me encaminha um email que te envio as fotos do palco. Fiz todas abertas.

rafaela enviou em 13/09/2009 as 14:45:

legal, mto massa

Maicon enviou em 11/11/2009 as 19:18:

Achei muito interesante esse assunto do casal Rosemberg,serviu para o meu trabalho de historia

Maicon enviou em 11/11/2009 as 19:20:

Achi muito interessanta esse assunto ,pois esse foi o tema do meu trabalho de historia

hellboy_vidaloka@yahoo.com.br=orkut enviou em 08/02/2010 as 13:31:

A historia eh muito interesante mas os filhos do casal deveriam preocurar justiça. pois perder pai e mae ao mesmo tempo por uma fausa acusaçao!!!

agnes enviou em 09/09/2010 as 20:53:

é muito enteresante saber que era tao rigorosa a pena naquela e poca

boa sorte e faça uma investigação enviou em 20/09/2010 as 21:55:

muito bom trabalho ja que fui eu que dei essa noticia para o mundo 1 agora você feis um bom relato do meu artigo muito bom mesmo mais uma diga vai mais fundo nos jornais de àquela você deve esta pensando que eu estou mentindo mais na verdade não fui eu que escrevi o artigo original mais foi uma pessoa da minha familia eu não vou falar quem e isso você vai ter que descobri boa sorte e de novo belo trabalho .................. o mistério na vida nunca acaba ..............

boa sorte e faça uma investigação enviou em 20/09/2010 as 21:56:

muito bom trabalho ja que fui eu que dei essa noticia para o mundo 1 agora você feis um bom relato do meu artigo muito bom mesmo mais uma diga vai mais fundo nos jornais de àquela você deve esta pensando que eu estou mentindo mais na verdade não fui eu que escrevi o artigo original mais foi uma pessoa da minha familia eu não vou falar quem e isso você vai ter que descobri boa sorte e de novo belo trabalho .................. o mistério na vida nunca acaba ..............

victor teixeira de lima enviou em 18/10/2010 as 19:27:

bom trbalho viu continue assim

julia enviou em 29/11/2010 as 14:35:

isso foi mais do que justo

Marilia Eloisa silva de Jesus enviou em 17/09/2011 as 11:40:

o texto me deu resultados otimos! Meu professor adorou a pesquisa pois estava tudo esxplicado como um jornal.... Muito obrigada por ajudar tantas pessoas! continuem fazendo textos precisos e de facil entendimento como este!

erika enviou em 07/10/2011 as 19:24:

muito bom para pesquisas esse site muito legal

jenifer enviou em 27/08/2012 as 19:37:

gente quem foi os envolvidos na morte do casal

Ana Carolina de A. enviou em 01/09/2012 as 21:41:

Nossa adorei ess resumo eh mtoo bm explicadoo,e pequeno!!!! rsrs

amanda enviou em 19/08/2013 as 02:25:

quem são os envolvidos' ?

julia enviou em 19/08/2013 as 10:17:

eu achei mito ineressante e é meu novo tema para meu trabalho d historia


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!