RSS Feeds

1963 - A morte de John Kennedy

Jornal do Brasil: Sábado, 23 de novembro de 1963


O presidente do Estados Unidos John Kennedy foi alvejado por dois tiros - um o atingiu na cabeça e o outro no pescoço - durante uma aparição pública em Dallas, Texas. Kennedy estava no banco de trás da Limousine oficial, em companhia da primeira-dama, Jaqueline Kennedy, que desesperadamente tentou socorrê-lo com a pronta ajuda de um segurança. O governador do Texas, John Connaly, terceiro integrante do automóvel, também foi atingido por disparos. Kennedy e Connaly foram imediatamente socorridos e levados ao Hospital Parkland. A morte de Kennedy foi anunciada 40 minutos após o atentado. Conally já estava fora de perigo. O vice-presidente, Lyndon Johnson, assumiu o governo no dia seguinte, à bordo do avião que transportou o corpo de Keneddy para Washington, DC.

Reprodução/CPDoc JB





O maior desafio do governo Kennedy foi a questão social. Embora tivesse apoio do Congresso nos entraves internacionais, sofreu restrições internas e enfrentou forte oposição para levar adiante algumas de suas propostas. Defensor das causas das minorias e do papel de cada cidadão no seu país, suscitou objeção à sua política econômica-social, principalmente da elite conservadora.

E foi no sul do país, onde mais delicada era a tensão racial, que Kennedy decidiu intervir pessoalmente para garantir os direitos civis da população negra. Programou encontros com empresários, industriais e fazendeiros da região para demovê-los da resistência às suas decisões que geravam explosões de violência. Assim, começou a visitar as cidades em carro aberto até a campanha ser interrompida com o triste fim de Kennedy.


Os incidentes com Cuba um ano antes da morte e todo o contexto que vivia Kennedy interna e externamente contribuiram para diversas teorias conspiratórias sobre seu assassinato. Apontado como principal suspeito, Lee Oswald Harvey, foi preso horas após o crime e acabou assassinado dias depois, antes mesmo de prestar depoimento. Em 1964, a Comissão Warren determinou Lee Oswald como o único autor do atentado.

Kennedy tinha 46 anos. Foi o quarto presidente americano assassinado, e perfez a saga da família Kennedy, marcada por sucessivas tragédias.

Confira amanhã: Em 1891, Deodoro da Fonseca renuncia.

« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Chrys Ponciano enviou em 22/11/2007 as 09:50:

Até para os mais céticos, a morte do Kennedy não passa como simples fato. Teorias e teorias já foram desenroladas, cogitadas, e nem a reabertura dos arquivos pelo primeiro presidente Bush trouxe a verdade à tona. Fica aquele misto de teoria da conspiração com imaginação cinéfila. Será que foi a máfia? A própria Cia, ou só dois lunáticos? Um que matou o presidente e outro que matou o assassino? 44 anos depois as perguntas permanecem lá. E aqui no Brasil? JK? PC Farias? Sua esposa? Caveira Capitão. Caveira.

Guilherme Castro enviou em 11/04/2008 as 22:02:

Bom,é muito intrigante a respeito da morte do presidente Kennedy.Meu pai assistiu JFK-a pergunta que não quer calar" protagonizado pelo ator Kevy Costner,há toda uma explicação,existem suspeitos,mas,o certo mesmo preciso ningém mesmo sabe o certo sobre os motivos de assassinato naquela manhã em Dallas.

Andressa enviou em 17/09/2008 as 18:15:

O que talvez muitas pessoas não sabem ou ignoram é que J.F. Kennedy em sua vida política fez um discurso falando sobre ``Sociedade Secreta``. E Kennedy reprovava todo tipo de poder ou força oculta! Sem dúvida, Kennedy foi uma ameaça eminente para os grãos-mestres de sociedade secreta!!!

Reinaldo Gimenes enviou em 30/09/2008 as 17:12:

Eu tinha cinco anos quando JFK foi morto. Lembro-me muito bem de tudo. A televisão ficava mostrando o fêretro com a carruagem de cavalos brancos e o caixão coberto com a bandeira norte-americana. De lá para cá muito li e escutei sobre o assunto mas, de concreto, nada. O Relatório Warren não convenceu ninguém... e a dúvida persiste e persistirá.

Felipe de Campos enviou em 05/04/2009 as 01:44:

Realmente muito se fala, e nada se conprova...sociedade secreta? Não acredito, se grãos-mestres são realmente Grãos-Mestre conhecem outras formas de matar uma pessoa sem ser no plano fisico. Cia? Talvez, por que não? Já ouvi historias que seria pelo fato de Kennedy não querer entrar em guerra com Cuba. Máfia? Também pode ser, é claro para todos, e nunca foi escondido que Kennedy era amigo de muitos máfiosos, junto com Sinatra, e quem se envolve com essa gente acaba envolvido por ela. Talvez exitam coisas na vida que acontecem justamente para não sabermos o por que. Nos resta o prazer da duvida, e o gosto da busca da verdade incerta, quem sabe um dia nos revelam o que de fato aconteceu com Kennedy, com a area 51, com a chegada a lua, com Rosswel, com a guerra do Iraque...não preciso ir muito longe, aqui perto, em Brasilia...o que terá acontecido com o dinheiro achado na cueca??? As vezes é melhor não saber mesmo, e continuar vivendo como se o mundo fosse um grande "Arquivo -X"

Amanda e Mariana sempre gratas ! enviou em 11/06/2009 as 16:50:

Nós estamos aqui fazendo um trbalho que vale nota ! Muita nota .. Muito obrigada Crys ! Você ajudou muito. Essa vai ser a conclusão do nosso trabalhinho .. Você é MARA. Meus sinceros agradecimentos :)

Benedito enviou em 03/09/2009 as 16:00:

Gostei :"Arquivo X", qual a diferença se existir ou não sociedades secretas,aliás acho acho que existem desde mini e macro sociedades secretas, dependerá do tamanho da catastrofe que as mentiras provocaram. Mas, na realidade, Deus é o começo o meio e o infinito. O resto é passa tempo,aprendizado para novas etapas.

JOSUE LANCA FERREIRA enviou em 05/10/2009 as 01:42:

EU NAO SEI DE NADA SOBRE A MORTE DO PRESIDENTE KENNEDY MAS SEI QUE FOI SECRETA ATE HOJE E SEMPRE SERA O CASO DO BUCHE TAMBEM OK MAIS NAO VAI SER

Marcelo enviou em 01/01/2010 as 16:03:

Creio que a execução de John Kennedy serviu a vários propósitos, muitos interligados entre si. Uma coisa é certa: Lee Oswald nem qualquer outro ser humano jamais conseguiria disparar de 5 pontos diferentes.

dr Jair Cesar de Miranda Coelho enviou em 18/01/2010 as 12:17:

O assassinato de Kennedy, de Jucelino, de Castelo Branco,a morte de Vargas, a morte de Costa e Silva, Tancredo Neves, o desaparecimento de Ulysses Guimarães, são provas da existencia de uma organização internacional que mata, deflagra guerras, fome,crimes, derruba aviões cheios de civis, faz o que quiser em qualquer parte do mundo. Po de ser a mafia, a Organização Aquitania, a Cia, a KGB, a Pka entre outras.

Aldebaran Aldemofir enviou em 28/06/2010 as 21:25:

Bobagem esse negócio de sociedade secreta internacional mantando em toda parte. O que temos é gente falhando o tempo todo por toda parte no que faz. Em se tratando de Brasil, a impunidade faz parte do ar que respiramos; no país do jeitinho, do quebra-galho, do padrinho, da brecha na lei, no abuso de confiança e por aí vai. NÃO É PRECISO UM GRUPO INTERNACIONAL PARA NOS DESTRUIR: NÓS JÁ FAZEMOS ISSO POR ELES SÓZINHOS ...

LUIZ CARLOS SANFELICE enviou em 23/08/2010 as 17:44:

Na tarde desse fatídico dia, eu viajava de automóvel (um aéro willys 1962) de Ijui para Tres de Maio, no RS. Próximo a Tresde Maio, fundiu o motor e fui rebocado até a Revendedora Willys em Santa Rosa onde soube do atentado e da morte de John Kennedy, a quem sonhava um dia conhecer pessoalmente. Agora transcorridos 47 anos ainda me comove recordar do homem e do evento trágico, assim como da comovente cena de ver seu pequeno filho fazer-lhe continência (voluntária) no momento que o féretro passava. Desde sua morte, tenho lido, visto e ouvido tudo a respeito de John Fitzgerald Kennedy a quem continuo a venerar como um grande estadista.

LUIZ CARLOS SANFELICE enviou em 23/08/2010 as 17:45:

Na tarde desse fatídico dia, eu viajava de automóvel (um aéro willys 1962) de Ijui para Tres de Maio, no RS. Próximo a Tresde Maio, fundiu o motor e fui rebocado até a Revendedora Willys em Santa Rosa onde soube do atentado e da morte de John Kennedy, a quem sonhava um dia conhecer pessoalmente. Agora transcorridos 47 anos ainda me comove recordar do homem e do evento trágico, assim como da comovente cena de ver seu pequeno filho fazer-lhe continência (voluntária) no momento que o féretro passava. Desde sua morte, tenho lido, visto e ouvido tudo a respeito de John Fitzgerald Kennedy a quem continuo a venerar como um grande estadista.

Cassiano Freire enviou em 17/12/2010 as 22:02:

Existe organização internacional sim.Programa e executa guerras,mortes,assassinatos e é formada por banqueiros,fabricantes de armas e mais alguns malucos.Concordo com o dr Jair Miranda

Tony enviou em 15/02/2011 as 23:14:

Tem toda a arazão do dr. Jair Césr de Miranda Coelho: existem sim "sociedades secretas". Quem ainda é ignorante sobre o assunto basta acessar o Youtube e ver os vídeos, os depoimentos, as denúncias e tudo o que essas tais "sociedades secretas" têm como programa. Para facilitar comece procurando vídeos sobre "O Anticristo - A Farsa das Torres Gêmeas". Depois desse vem uma série de outros vídeos-denúncia sobre algumas das mais poderosas, mas sarcásticas, mais bárbaras e mais maquiavélicas "sociedades secretas". É de ficar estarrecido. Informe-se e depois, se possível, negue a existência ou não das "sociedades secretas".

kennedy lacerda enviou em 12/04/2011 as 11:44:

john kennedy foi um grande homem e um bom governante ,eu tambem acho que a morte de john kennedy foi causada sosiedades segretas.

kennedy lacerda enviou em 12/04/2011 as 11:46:

john kennedy foi um grande homem e um bom governante ,eu tambem acho que a morte de john kennedy foi causada sociedades secretas.

Silvio Magalhães enviou em 12/06/2011 as 07:30:

Sem dúvida que a morte de Kennedy foi arquitetada por essas famigeradas sociedades Secretas.Ele iria contrariar interesses mesquinhos desses adoradores do diabo.Mas a frça maior é DEUS e esse sim é iluminado,e no dia do juizo final esses babacas que se consideram iluminados verão a verdadeira luz.

ivan enviou em 25/12/2011 as 13:01:

são notórios interesses econômicos contrariados e tudo ocorrendo no auge da guerra fria , grandes interesses e seu plano de expansão e controle político de importantes fóruns decisórios, sobretudo na ONU(FMI_OMC ) ,controlando inclusive Europa e Asia portanto, parece evidente que tirariam todo e qualquer "empecilho" de seu caminho. E assim implantaram ditaduras na América utilizando-se de nossas instituições militares com apoio de grupos locais(interesses financeiros) pra sustentarem esses planos.

Nykerllen enviou em 25/02/2012 as 20:24:

Se não existisse sociedade secreta o próprio não teria falado sobre isso. Jonh Kenedy falou sobre uma sociedade secreta, sobre uma conspiração dominante. Não é a questão da achologia( eu acho que sociedade secreta é besteira e não existe), é analisar minunciosamente os fatos, não como necessariamente a mídia apresenta, temos como exemplo o ataque a wtc que esta na cara que foi implodido, mas não mostraram fortemente isso na mídia, pq? é necessário que vejamos os depoimentos de arquitetos e engenhiros em vídeos do youtube pq a mídia mostra e investiga aquilo que quer, e por trás dela existem um grupo de pessoas dominantes e muito mais perigosos do que esses políticos e presidentes que não passam de fantoches. Kenedy falou sobre uma sociedade secreta que faz diversas coisas sem que as pessoas saibam, para manter sua influência. Seria simples demais, nós mesmos nos acabarmos, é claro, é evidente para as pessoas criticas que existem oligarquias tirânicas e pesadas mostrando verdades explicitas, para que a população não note as verdades ocultas.

Nykerllen enviou em 25/02/2012 as 20:27:

O QUE TEVE DE GLORIOSO NO FIM DELE, FOI O FATO DE ESTAR FALANDO A VERDADE SOBRE GRUPOS MAIORES. NADA MAIS QUE ISSO, POIS A MORTE DELE FOI INJUSTA. ELE FOI OUSADO, MAS SE LIBERDADE DE EXPRESSÃO É DIZER QUE 2+2= 4. PARA AS OLIGARQUIAS DOMINANTES 2+2= 5 SE AS MESMAS QUISEREM.

grasiela enviou em 31/12/2012 as 09:40:

eu tenho um livro que conta td dele e é muito bom

Mário Junior enviou em 26/05/2013 as 19:44:

Qual é o livro Grasiela? Poderia me informar por e-mail? mariojb2007@yahoo.com.br


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!