RSS Feeds

1953 - O Petróleo é nosso!

Rio de Janeiro, 03 de outubro de 1953. Acervo CPDoc JB

"O Congresso acaba
de consubstanciar em lei o plano governamental
para a exploração do nosso petróleo.
A Petrobras assegurará não só
o desenvolvimento da indústria petrolífera nacional,
como contribuirá decisivamente
para limitar a evasão de nossas divisas.
Constituida com capital, técnica
e trabalho exclusivamente brasileiros,
a Petrobras resulta de uma firme política nacionalista
no terreno econômico,
já consagrada por outros arrojados empreendimentos
cuja visibilidade sempre confiei".

Getúlio Vargas


Durante uma cerimônia realizada no Palácio do Catete, o Presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei nº 2.004, implantando o plano governamental para a exploração do petróleo brasileiro.
Jornal do Brasil: Sexta-feira, 04 de outubro de 1953 - página 6



Entre suas disposições, a lei estabeleceu a autorização da constituição da Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, como empresa estatal de petróleo, e garantiu o monopólio total da sua extração e parcial do seu refino.

"É portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto da lei aprovada pelo Poder Legislativo e que constitui novo marco da nossa independência econômica".
Getúlio Vargas




Para conhecer a Lei nº 2004 na íntegra, acesse aqui!

Homens trabalhando na extração de petróleo. Acervo CPDoc JB




A conquista
A Lei nº 2.004 foi uma vitória dos nacionalistas que, em virtude da condição comercial estratégica do petróleo, travaram uma acirrada disputa pelo controle de sua exploração contra frentes que defendiam os interesses privatistas e, em conseqüência, a abertura do mercado brasileiro ao capital estrangeiro.

Era o fim de uma batalha parlamentar de 23 meses. Começava uma nova era para o desenvolvimento econômico do país.






A lei nº 2.004 foi revogada pela Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Confira amanhã: 1957 - É lançado o Sputnik I
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

« anterior próximo »

Comentários


Comentários

JOÃO BATISTA DE ANDRADE enviou em 03/10/2007 as 11:54:

VARGAS, PARA O BEM PRINCIPALMENTE E PARA O MAL SECUNDARIAMENTE, FOI O MAIOR ESTADISTA DO BRASIL. PARA APAGAR O SEU NOME DA HISTÓRIA, A GLOBO FOI CAPAZ DE ERIGIR OLGA BENÁRIO COMO FIGURA DESTACÁVEL, EXATAMENTE NO CINQUENTENÁRIO DA SUA MORTE.NADA CONTRA OLGA,A PRINCÍPIO, MAS... HOMENAGEÁ-LA NO MÊS DA MORTE DE VARGAS? O QUE GARANTE GETÚLIO NA POSTERIDADE É A FALA DOS MAIS VELHOS QUE ATÉ HOJE O ENGRANDECEM DIANTE DOS NETOS. MESMO EM SÃO PAULO, ONDE NÃO HÁ UMA OBRA IMPORTANTE COM O SEU NOME... GETÚLIO NUNCA PERDEU UMA ELEIÇÃO SEQUER EM SÃO PAULO. AGORA, A PETROBRÁS, VERDADE SEJA DITA, NÃO ATINGIU O SEU OBJETIVO MAIOR QUE ERA OFERECER COMBUSTÍVEL BARATO AO POVO BRASILEIRO. PRIMEIRO, PORQUE É REALMENTE DIFÍCIL ACHAR PETRÓLEO BOM E FÁCIL DE EXTRAIR POR AQUI E SEGUNDO PELA INCÚRIA DE GOVERNANTES QUE DURANTE DÉCADAS FIZERAM DELA CABIDE DE EMPREGOS E A APROVEITAM PARA FAZER DÓLARES PARA PAGAR ESSA MAIS DO QUE PAGA DÍVIDA PÚBLICA.

Francisco de A.A Cipriano. enviou em 07/10/2008 as 19:45:

A questão do petrólio no periodo Varguista,demontra realmente que este grande estadista ainda que ja tehna partido,foi o maior estadista do mundo,e que com certeza não teremos outro presidente tão nacionalista qunato esse que ja se fora ,prem alguma emissora ensiste em dizer o jk foi uma grande estadista pode ter sido para as questões internacionais .mas nacional ainda na História do meu País não vi um presidente macho capz de fazer o que vargas fes.logo eu so lamento conhecelo pela veia literária ,mas os meus pais falavam muito deste brilhanta presidente.

Willson Simão enviou em 20/02/2009 as 11:51:

Hoje 99% do petróleo consumido , é nosso só faltam 1%. de modo que brevente( Até 2019 ) seremos auto suficientes em petróleo por isso estamos investido milhões. Essa instrução (O petróleo é nosso) seguida risca por sucessíveis governantes, só serviu para modelar a ignorância alheia e pelo visto tem sido muito bem preservada.

RAYANE enviou em 08/09/2009 as 07:57:

Vargas foi um homem mito importante para a economia do brasil.

Rhayssa lima. enviou em 08/09/2009 as 08:03:

Ele foi um dos melhores presidentes que governou o Brasil e estou muito grata pelo q ele fez e ate hoje presidente melhor não há...


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!