RSS Feeds

1956 - Orfeu da Conceição, o início da parceria Tom e Vinicius

"... um dos problemas mais sérios que me coube resolver foi a escolha do músico. Numa conversa com meus amigos Lucio Rangel e Haroldo Barbosa foi-me ponderado o nome do jovem maestro e compositor Antonio Carlos Jobim. Achei a idéia excelente e pus-me imediatamente em contacto com Tom, como é popularmente conhecido, resultando daí não apenas uma parceria, mas uma amizade que hoje sinto de grande importância para nós ambos...

Jornal do Brasil: Terça-feira, 25 de setembro de 1956 - página 10


... Confesso que a excelência do trabalho que me foi sendo pouco a pouco apresentado pelo compositor, excedeu tôdas as minhas expectativas. Os sambas criados especialmente para a peça, de parceria nossa, constituiram sem dúvida a parte mais agradável do nosso trabalho..."

Vinicius de Moraes,
sobre a escolha de Tom Jobim como músico de Orfeu da Conceição

A bilheteria da primeira encenação de "Orfeu da Conceição" no Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi em benefício da Associação Brasileira Beneficente de reabilitação, a ABBR. Contudo, um feito maior celebrou aquele dia 25 de setembro. Vinicius já era diplomata. Tom tinha 29 anos. Era a estréia de uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira, reunindo o talento de um jovem músico ao de um poeta consagrado. Nesse primeiro trabalho, Tom musicou sambas de autoria de Vinicius, entre eles "Lamento no Morro" e "Se Todos Fossem Iguais a Você". Para saber mais sobre a obra, leia aqui!

Em 1958, com o alvorecer da Bossa Nova, Tom e Vinicius mantiveram a maestria musical, tornando-se dois dos principais nomes do movimento com obras como "Chega de Saudade". O sucesso de maior repercussão chegou em 1962: "Garota de Ipanema".

E outros clássicos marcaram a parceria musical e de amizade como "O samba do Avião", "A Felicidade", "Água de Beber", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Insensatez"'. A última obra em parceria foi "Cidadão da Gávea", feita pouco antes da morte de Vinicius em 09 de Julho de 1980.

03/07/1967: Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Odir Amorim/AJB


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Daniel Bello enviou em 25/09/2007 as 09:07:

" se todos fossem iguais a vocês... que maravilha seria viver".

paulo vagner veloso fonseca enviou em 25/09/2008 as 21:18:

Coincidência: hoje assistia a DVDs com estas duas figuras e disse a minha esposa que como seria interessante um bom bate-papo à mesa com essas duas figuras. Como fazem falta...


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!