RSS Feeds

22 de junho de 1987 - A dança perde a graça. Morre Fred Astaire

Morre Fred Asteire. Terça-feira, 23 de junho de 1987.
Fred Astaire, 88 anos, morreu de pneumonia, no Hospital Century City, Los Angeles.

Nascido Frederic Austerlitz, em Omaha, Nebrasca, no dia 10 de maio de 1899, Fred Astaire foi um desses raros performers que tipificam uma era. De silhueta graciosa e esguia, com elegância e leveza, atravessou cinco décadas em uma carreira triunfal.


Perfeccionista ao extremo, revelou o talento criativo em novas marcações e na arte do improviso. Atuou em 40 filmes, 15 musicais no teatro e percorreu casas de espetáculos nos cinco continentes.

Flying down to Rio. Reprodução
No longo curriculum de rodopios, fez dupla com belas mulheres. A começar por sua irmã Adelle Astaire, dançou com Joan Crawford, Eleanor Powell, Bing Crosby, Rita Hayworth e Lucille Ball. A mais célebre parceria, foi nos braços de Ginger Rogers, com quem fez 10 filmes, entre eles Flying Down to Rio (1933).

Mas apesar desta surpreendente longevidade artística, a quintessência de Astaire deve ser procurada nos filmes dos anos 30, quando ele resume à perfeição o sabor daqueles anos, uma mistura de inocência e de sofisticação que, décadas mais tarde, funcionariam como uma inocência perdida.


Em 1933 casou-se com Phyllis Potter, que morreu em 1954 com quem teve dois filhos, Fred e Ava. Voltou a se casar em 1980 com a jóquei Robbin Smith, 35 anos mais nova que ele.

« anterior próximo »

Comentários


Não há comentários

Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!