RSS Feeds

1939 - Descoberto petróleo em Lobato

Jornal do Brasil: Descoberta de petróleo foi em Lobato, na Bahia


O ministro da Agricultura, Fernando Costa anunciou a descoberta de uma jazida de petróleo em Lobato, no Recôncavo baiano. Segundo o telegrama enviado pelo engenheiro Custódio Braga Filho, encarregado da sondagem, quando a perfuração do poço atingiu 208 metros, gotas de óleo começaram a aparecer pouco a pouco, até formar uma poça considerável na superfície do poço. Foram recolhidos 70 litros de petróleo bruto.

A descoberta foi um marco histórico. Até então manchas de óleo só chegavam até a boca dos poços perfurados na cidade de Bofete, São Paulo. Naquela época, em que o Brasil dava os primeiros passos para extração petrolífera, engenheiros e geólogos concordavam que em Lobato estava o início de um vasto lençol, o qual se prolongaria até Itaparica.
A sondagem na Bahia fora iniciada um ano antes, com a sonda Calix IR BRF - 1. Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, o primeiro a produzir petróleo no Brasil.
O general Horta Barbosa, presidente do Conselho Nacional do Petróleo, explicou que a região faz parte da Província Petrolífera do Nordeste, que abrange, além da Bahia, os Estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Horta anunciou que seriam realizadas sondagens em Pernambuco, onde havia fortes indícios da presença de petróleo.

Monteiro Lobato e o petróleo
Monteiro Lobato foi um dos líderes da campanha para a nacionalização das reservas petrolíferas, iniciada em 1933. No mesmo ano foi criado o Serviço Geológico e Mineralógico Brasileiro (SGMB), ligado ao Departamento Nacional da Produção Mineral, com o objetivo de perfurar poços de pesquisas no território nacional. Mas a medida não satisfez o escritor. Monteiro Lobato havia passado uma temporada nos Estados Unidos e estava convencido da existência de petróleo no Brasil e não queria que as reservas petrolíferas caíssem nas mãos de multinacionais. Ele escreveu várias cartas a Getúlio Vargas sobre o tema, publicou livros e fez palestras, chegando a ser preso por causa de suas convicções.

« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Carolla França enviou em 01/04/2009 as 23:10:

poxa o que eu mais queria saber ñ esta aqui... nas paginas da internet diz que foi descoberta a primeira jazida brasileira de petróleo - coincidentemente num lugar com o mesmo nome do escritor Monteiro Lobato, mas conversando com meu Prof. ele me contou que ñ, que aquela cidade tinha outro nome e botaram Lobato porque ele era uma pessoa que acreditava que tinha petroleo no Brasil. Eu queria saber qual era o nome da cidade antes do "petroleo"?!

João Lúcio Barros Penharvel enviou em 06/05/2009 as 21:52:

Lobato é hoje um bairro de Salvador, na década de 30 era uma fazenda que pertencia a francisco rodrigues Lobato, daí o nome. E não como o prezado professor acima citado afirma. Foi mesmo coincidência, a qual tenha sido até aventada po monteiro Lobato.

Marina Oliveira Braga enviou em 15/05/2009 as 21:46:

Fiquei imensamente feliz de ver o nome de meu pai lembrado como descobridor do primeiro poço de petróleo no Brasil.Tinha eu, dois anos naquela época e desde então vejo o quanto no Brasil não se valoriza o feito de um brasileiro guerreiro e pioneiro como meu pai.Nós da família,sabemos de muitas histórias deste feito tão importante para nosso paiz!Mas,apenas, sempre seguimos em frente guiados pelo seu exemplo,procurando seguir seus passos.Obrigada a todos que se interessaram por esta história linda!Marina.

Marina Oliveira Braga enviou em 15/05/2009 as 21:57:

Como filha mais velha do Dr. Custódio Braga Filho, fico imensamente feliz em ver o nome de meu pai lembrado.Agradecida, Marina.

gabriel.s. enviou em 08/11/2009 as 01:22:

isso e muito intereçante para nos que estudamos aprendemos mais sobre o brasil e o petroleo...

silvana kelly enviou em 26/05/2010 as 17:43:

eu moro no bairro do lobato enão vejo nada disso eu morro na parti do FUNDÃO

maria enviou em 23/09/2010 as 09:19:

eu axo q as usinas nucleares precisavam investir mais nessa área alimentícia. Pq os necessitados precisam de roupas.

concordo enviou em 23/11/2010 as 16:53:

concordo com maria

Antonio Luiz Alves dos Santos enviou em 24/05/2011 as 00:12:

Ao lado do bairro Lobato existe um lugarzinho chamado de Santa Luzia. Qual é a origem desse nome?

gabrielle enviou em 11/11/2011 as 20:01:

eu adoro o monteiro lobato q pena q ele ja morreuu

Josinete Santos Silva Scs -Sp enviou em 14/12/2011 as 15:46:

Gostei de saber da história real do Lobato. Pois foi a onde me criei , oje estou muito distante mais não esquecir de ti lobato.Os políticos baianos deveriam olhar mais para o Bairro do Lobato pois esta muito à deijejar o que não poderia acontecer. pois tem uma história linda para Salvador pois também comtribuiu em 1932 com o petróleo.

vitor enviou em 17/04/2012 as 09:25:

belissima historia.

simone mateos enviou em 20/04/2012 as 10:39:

Adoraria poder ler o texto desse jornal da época! Não tem jeito de escanear com maior resolução?

felipe mendes enviou em 27/09/2012 as 10:04:

Muito bom

cloves enviou em 28/09/2012 as 19:19:

oi gente moro aqui no bairro (lobato) e gostaria muito de mim aprofundar no assunto conhecer um pouco desse bairro que tem uma linda e rica história mas que não é dada sua devida importãncia. estamos aqui esquecidos por todos (petrobras, prefeitura, governo estadual e federal). estou em busca de conhecimento sobre o local a onde eu moro á quase 30anos e conheço pouco sobre sua história, ficária imensamente feliz em saber toda hitória desse bairro esquecido pelas autoridades mas que mim orgulho muito de morar apesar das dificuldades.

Jandui Araújo enviou em 21/07/2013 as 06:50:

Neste País quem têm ideais brilhantes, poderá acabar preso ( como é o caso de Monteiro Lobato) Quem nos representa "boa parte" fazem besteiras; no entanto, vivem a liberdade que bem entender


Comentar

:

:
:



Hoje na História - Siga no Twitter!