Últimos posts

RSS Feeds

Som poderoso de cifrões do andar de cima

Fortaleza - Fred Pontes
Lulu Santos e Ciro Gomes

Nordestino sim, nordestinados não. É assim que Patativa do Assaré (1909-2002) se referia, em um dos seus textos, em relação ao processo de vitimização que seus conterrâneos acabavam sofrendo em algum momento da vida. Para corroborar e colocar por terra qualquer sensação de inferioridade que o Nordeste possa ter em relação aos irmãos esnobes do Sul-Sudeste, foi realizado o Ceará Music, no fim de semana, em Fortaleza. Com estrutura de dar inveja a qualquer festival internacional, o evento reuniu, em dois dias, cerca de 50 atrações em dois espaços. No Marina Park Hotel rolavam três palcos, enquanto no Mucuripe Club, uma das maiores boates da América Latina, as atrações de música eletrônica. O club existe há 12 anos e passou por uma super reforma há cinco. Sabe quanto custou a reestruturação? R$ 15 milhões. “Muita gente do Sul Maravilha se surpreende quando chega aqui e se depara com esta estrutura. Pelo bairrismo e pelo desconhecimento, muitos ignoram o empreendedorismo do Nordeste contemporâneo”, comentou Pedro Neto, um dos sócio do evento e dono do Mucuripe Club.

Fortaleza - Fred Pontes
Pedro Neto e Prefeita Luizianne Lins

O Ceará Music custou R$ 3 milhões, gerou 5 mil empregos e levou 100 mil pessoas aos dois dias de festa. Para o ano que vem, quando se comemora a décima edição do evento, Douglas Santos, um dos mandachuvas do CM, está programando um incremento na participação de novos talentos cearenses. “Teremos um palco chamado Hora do Recreio. Faremos um concurso durante o ano inteiro, nas escolas de Fortaleza, e os melhores se apresentarão em um palco especial”, adiantou Douglas.
Ciro Gomes, filho da terra, e forte concorrente nas próximas eleições, só queria saber de dançar, dançar e dançar. Seu favorito? “Vim ver o Lulu Santos. Tem alguém que não o ame?”, respondeu, perguntando. Bem típico de político. E as eleições, Ciro, firme e forte? “Não é hora de falar sobre elas. Mas sim, é uma ideia que me agrada”, declarou. E, só para terminar, antes de te deixar curtir o show do Lulu: por que o Sudeste insiste em fechar os olhos para o que acontece musicalmente no Nordeste? “Porque o Brasil é um país desigual e onde os chamados bons emissores de cultura não se preocupam com isso. Preferem ficar restritos aos círculos que já estão consolidados sob seus narizes. Tem muita coisa bacana acontecendo por aqui que ninguém fica sabendo lá embaixo”, declarou Ciro. Tipo o que? “Vou citar só um: Banda Del Rey, que recria clássico de Roberto Carlos. Genial!”.
Tico Santa Cruz, o líder do Detonautas, e atração surpresa do Ceará Music, também apontou o egocentrismo do Sul, em especial o do Rio, como a principal razão para a falta de informação sobre o que vem sendo feito fora do eixo Rio-SP. “O Rio precisa entender, e falo isso como carioca, que está em decadência. Que a capital cultural que foi nos anos 70 deixou de existir há muito tempo. É hora de deixar de bancar a diva falida e passar a ser mais generosa com os vizinhos, de assumir responsabilidades antes de se comprometer com as Olimpíadas ou com a Copa. Há muito mais a se fazer antes disso. Integrar-se melhor às outras regiões do país, por exemplo”, decretou.
Rogério Flausino, o nome à frente do Jota Quest, disse que nunca esteve tão envolvido com o Nordeste em toda a carreira. “O forró e os ritmos locais são muito fortes na região e eles acabam ficando carentes de outras manifestações. Estamos tocando pelo interior e conhecendo cenas underground sensacionais. É só querer e ir atrás, que conheceremos muitos ótimos novos sons sendo produzidos”, declarou. Pedro Luís é outro que vive rodando o país inteiro, dos maiores rincões aos grandes centros, para levar ou a sua Parede ou o Monobloco. “Recebo muito material na estrada. E material bom. Tem muita música instrumental de qualidade sendo feita no Nordeste, como Diogo Guanabara e Antônio de Pádua. Em Alagoas tem banda de pop-rock genial, Vitor Pirralho e Unidade”, enumerou Pedro, que estava acompanhando a mulher, a cantora Roberta Sá.
Outra que estava por ali era Isabel Wilker, gravando o programa Bastidores, do Multishow. E sabe o que ela nos contou? Que está coçando para se jogar de cabeça na carreira de atriz. “Hesitei por muito tempo, mas de uns tempos para cá, a vontade bateu com força”, disse a mestranda em Letras.

Fortaleza - Fred Pontes
DJ Jesus Luz
Fortaleza - Fred Pontes
DJ Jesus Luz

Raio de luz

Precisou Jesus Luz ir ao Nordeste para abandonar o look man in black que adotou desde que começou a namorar a nossa diva Madonna. Em Fortaleza, ele trocou de cor e apostou no marrom da camisa Ed Hardy, com uma estampa exótica e brilhante. Os óculos escuros eram os indefectíveis Dolce&Gabbana, que não tira do rosto. A estrela de luz chegou ao Ceará, na sexta-feira, deu um pulo na praia, almoçou no restaurante Faustino, na Av. Beira-Mar, e conheceu um pouco dos encantos da Terra do Sol. À noite, ainda na sexta, foi ao complexo Marina Park e Mucuripe Club, locais do Ceará Music. Chegou à pista do club, acompanhado de Pedro Neto, dono do espaço, e de Peterson Ibrahim, sua sombra enquanto está no Brasil. Falou com as meninas, tirou fotos e distribuiu sorrisos. “Estou muito impressionado com a estrutura do evento e dessa boate. Poucos lugares no mundo têm algo deste porte”, declarou. Dali, do templo eletrônico, os três se mandaram para o Palco Brasilis, seara da música brasileira no Ceará Music. Era intervalo entre uma banda e outra e Jesus foi ovacionado quando chegou à ponta do palco. Corta!

No sábado...

Cenário: céu com lua cheia imensa, sem nuvens e brisa forte. Enquanto Claudia Leitte se preparava para subir ao palco, uma movimentação de flashes, gritos e histeria. Era Jesus se dirigindo ao camarim da estrela baiana para dar um beijo antes da apresentação dos dois. Tipo: “boa sorte, querida!”. Em seguida, era hora de o neoDJ se dirigir ao Palco Brasilis. Segunda vez, na história do evento, que um DJ se apresentaria no palco principal. O primeiro foi o italiano Benny Bennasi, do hit Satisfaction. Apagam-se as luzes do palco. O telão de led começa a criar efeitos visuais e, sob um feixe de luz, eis que surge nosso Jesus. Quarenta mil pessoas urram. Um garoto de 20 anos, alçado à categoria de astro antes de mesmo de mostrar qualquer serviço, sobe ao palco, toca a faixa que ele criou especialmente para a turnê mundial, que começava ali, no Ceará, e batizada We came from light. Super funcionou. Era a senha para o menino Jesus se soltar. Fez dancinhas exóticas, levantou a mão, tocou um remix de I gotta feeling, do Black Eyed Peas, Celebration, da namorada, Kelly Rowlland e pronto. Jesus foi esperto, deixou o set mais cabeçudo, com menos vocais, para a pista eletrônica do Mucuripe Club, onde ele se apresentou assim que saiu do palco central. Uma hora depois, mais dancinhas esdrúxulas e Jesus se retirou para a suíte do hotel com elevador exclusivo reservado para ele. Antes, disparou: “Foi inesquecível!”. Que seja eterno enquanto dure.

Fortaleza - Fred Pontes
DJ Jesus Luz
Fortaleza - Fred Pontes
DJ Jesus Luz

Curtinhas

CLAUDIA LEITTE incorporou a Lady Gaga e apareceu com um figurino bastante, digamos, criativo. Teve anquinha de metal, espelhinhos no busto e até uma capa, máscara e acessório de cabeça. Tipo Star Trek, sabe?

MONTAGE, banda mais performática do Nordeste brasileiro, quiçá do país, gravou seu videoclipe em meio à confusão do Ceará Music.

FÃS INSTALADOS em um dos camarotes tinham acesso visual à área dos camarins dos artistas. Como não basta ser fã, tem de participar, eles inventaram uma engenhoca para pegar autógrafos à distância. Cadernino+elástico+caneta. Penduravam tudo no elástico e jogavam lá embaixo. Depois, era só puxar.

O FRESNO, para zoar com o NXZero, colou à porta do camarim da banda um adesivo do grupo Calypso.

A BANDA CINE, revelação emo de São Paulo, foi ao Ceará avalizada por um abaixo-assinado feito pelos fãs cearenses para que constasse do line up do evento. Deu certo.

 Comentar (1)