RSS Feeds

Baobá: árvore símbolo da África que vira bar!?

Estamos em 2010, o ano da Copa na África. É muito tempo para contar, não? Agora imaginem seis mil anos se passarem e uma árvore continuar de pé, forte, com milhares de litros de água armazenados e uma sombra de dar inveja!? Não é para qualquer um, mas é para o Baobá, árvore de grande porte (proveniente das savanas africanas) que pode chegar a aproximadamente 40 metros de altura e cerca de 10 metros de diâmetro! Com um tronco tão grande, é possível morar, jantar e brindar ali dentro! Por que não chamar os amigos e celebrar dentro do maior Baobá do mundo? Esse lugar existe e está em Modjadjiskloof, Limpopo, província que abriga Polokwane, uma das cidades-sede da Copa! O “baobá-bar” é tão espaçoso que precisaria de uns 40 adultos com braços estendidos para abraçar os 43 metros de circunferência! Dentro do exótico estabelecimento cabem 15 clientes bem à vontade, como se não estivessem dentro de uma árvore!

null
Foto: Baobá no Kruger Park - Arquivo África do Sul

O baobá personifica o espírito africano. É considerada a árvore da vida, com uma importância única para tribos inteiras. Diante delas, nativos se reuniam porque acreditavam que o espírito do Baobá os ajudaria a tomar decisões importantes. Ela também é considerada uma fonte de fertilidade e a solução medicinal para muitos males. Há uma lenda no Senegal que diz que se um morto for sepultado dentro de um baobá, sua alma irá viver enquanto a planta existir! Lembrando que o baobá vive muito... “Seis mil anos é demais, mas com certeza, mil anos eles vivem. É um dos seres vivos mais velhos do mundo junto com a Sequóia (conífera originária da Califórnia-EUA, que chega a medir 12 metros de diâmetro, 150 metros de altura e viver mais de quatro mil anos)”, conta o botânico Massimo Bovini, em entrevista ao Por dentro da África do Sul. Uma das particularidades do baobá, segundo ele, é o fato de as flores serem polinizadas por morcegos, consumidores vorazes de néctar, e florescerem durante uma única noite! “Elas têm bastante néctar e seus frutos, na época de escassez de comida, servem de alimentação, além de haver indícios para a cura da malaria”.

O baobá parece realmente poderoso! Ele foi muito divulgado durante o século XX, através da obra O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint – Exupéry), mas antes que nós decidíssemos contar o tempo, ele já crescia e se tornava um símbolo sagrado para muitos povos africanos. Ele faz parte da família das Malváceas, especialidade de Massimo, que trabalha no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, área que guarda um dos cinco exemplares da espécie que existem no estado! “Por aqui, elas não crescem muito, por não serem adaptadas como em seu habitat natural: a África. O maior baobá que eu conheço tem 300 anos e está na Ilha de Paquetá” (próxima à cidade do Rio), diz sobre a árvore.

null

As Malváceas possuem um grupo de espécies formadas por árvores enormes com folhas compostas, e de flores e frutos grandes... Mas nem todas têm a particularidade de armazenar milhares de litros de água como o baobá que, de acordo com o seu diâmetro e altura, pode comportar mais de 120 mil litros! Difícil imaginar tanta água dentro do tronco de uma árvore... Está aí então o segredo da longevidade do baobá que se mantém saudável durante as secas africanas! Outra lenda que o botânico nos conta é que a árvore teria sido plantada de cabeça para baixo, pois quando está totalmente sem folhas, causa a impressão que suas raízes tomaram o lugar de seus verdadeiros galhos. No cerrado brasileiro, temos um exemplar nativo bem próximo a esse símbolo africano: a “Barriguda”, que também armazena um bocado de água. Em se tratando de baobá original, o lugar mais comum para admirá-los por aqui é em Recife, onde a prefeitura tombou alguns baobás transformando-os em atração turística. Certamente eles chamam a atenção de muita gente, mas não chegam a ser tão exóticos quanto a árvore-bar da África do Sul, onde é possível beber um licor de marula (bebida típica da região do Limpopo), enquanto relaxa dentro de um baobá.

null
Bar-Baobá, uma das principais atrações de Limpopo - Foto: Divulgação

« anterior próximo »

Comentários


Comentários

Maria da Conceição Martins enviou em 30/03/2010 as 12:14:

Conhecia o baobá superficialmente.Não sabia da sua longevidade, nem de seu poder. Realmente uma árvore magnífica e de grande representatividadfe para os africanos. Bom saber que temos exemplares entre nós. Beijos.

Frederico enviou em 30/03/2010 as 14:37:

De fato a árvore é linda demais. Tão forte e tão cheia de história. A primeira vez que ouvir falarem sobre ela foi quando li O Pequeno Príncipe na infância. Por falar na bebida feita da fruta marula, a melhor marca é Amarula. Deliciosa. Confesso que não entendo nem gosto de bebida de espécie alguma. Mas depois que experimentei Amarula, marula passou a ser minha bebida preferida. Simplesmente, de-li-ci-o-sís-si-ma. Depois que experimentei essa bebida, resolvi comprar cinco garrafas para presentear amigos. Acho que comprei por uns R$14,00 na época. Quando cheguei ao Brasil, dei todas as garrafas. Dias depois, quando estava no mercado, vi que a Amarula era vendida por R$80,00. Tomei um susto com o preço local. Se eu soubesse disso na época, teria comprado muitas garrafas para revender para amigos e não para presentear. :-) Em Simon's Town, aprendi a tomar marula com uma fina camada de lícor de café por cima. O garçon colocava a marula no copinho e delicadamente cobria essa bebida com uma fina camada de lícor de café ou de chocolate. Esse é o sabor da África do Sul. Descobri recentemente que há pacotes de balas recheadas com marula no Brasil. São baratinhas.

Natalia Luz enviou em 30/03/2010 as 15:18:

Até quem não gosta de bebida alcoólica, não resiste ao licor de marula, né? Frederico lembrou bem a diferença! AMARULA é a marca mais famosa, por isso muita gente (eu me incluía nessa) assimila esta marca à bebida. Se bem que há alguns imitadores no mercado que também usam o A (zinho) na frente... Mas nem precisa gastar com eles. Os garafões do original já são super baratos. O Frederico revelou que trouxe cinco debaixo do braço! Agora conta para a gente onde fica a fonte das balinhas!?

luis carlos enviou em 24/05/2010 as 16:35:

gostei muito das imagens.

andre enviou em 01/06/2010 as 19:48:

legal essa arvore baoba uauuuuuuuuuuuu

KAROL enviou em 03/06/2010 as 22:37:

ESTA ARVORE E LINDA FUI CONHECER PORQUE MINHA PROF DE CIENCIAS MANDOU EU FAZER UM TRABALHO SOBRE ELE E EU ME APAIXONEIMUITO LINDO

Alicia Isabella enviou em 08/06/2010 as 18:18:

Eu preciso de fazer um trabalho da escola de uma árvore da áfrica a primeira arvore feita por Deus, mas eu não sei se é essa árvore alguem poderia me ajudar?? Se vc puder me mande uma mensagem no meu orkut.

thaina enviou em 13/06/2010 as 20:07:

nossa é muito legal eu adorei meu nome é thaina

Maria Luiza Lupa enviou em 28/06/2010 as 15:13:

Preciso fazer um trabalho escolar dizendo se o baobá passou por alterações ambientais na copa 2010, por isso estou pedindo informações.

Ingrid enviou em 28/06/2010 as 17:04:

Meo Deus que beleza!!!....

Vitoria enviou em 03/07/2010 as 13:57:

E uma linda planta

Vitoria enviou em 03/07/2010 as 13:59:

E uma linda planta

Izaa enviou em 13/07/2010 as 11:16:

Que legal, o seu blog, muito divertido e conta quase tudo sobre Baobá a árvore da vidaa! Parabéns pelo trabalhoo! Muitoo mais espero ver nesse blog *-*

Elisangela enviou em 24/07/2010 as 23:09:

deixa eu ver se entendi, queria saber se o tronco do baoba é oco por dentro igual a seu fruto!! sou guia e na minha cidade tem um baoba. abraços!!

Valter de Paula melo enviou em 06/09/2010 as 18:39:

olha gostei muito da reportagem,pq tb sou apaixonado por baobá, e cecoiás vamos preservar essas maravilhas ,são da epoca dos DINOS ok.abraço O baobá vivem 6.000 mil Anos e a cecoias 4.000 mil anos legal né.

Valter de Paula melo enviou em 06/09/2010 as 18:41:

olha gostei muito da reportagem,pq tb sou apaixonado por baobá, e cecoiás vamos preservar essas maravilhas ,são da epoca dos DINOS ok.abraço O baobá vivem 6.000 mil Anos e a cecoias 4.000 mil anos legal né.

Alyson "Estudante do Estado de Sergipe". enviou em 21/09/2010 as 16:30:

Minha professora mandou realizar uma pesquisa sobre a árvore "baobá" fique admirado e curioso com a sua grandeza.

janaina enviou em 13/10/2010 as 13:50:

Euachei muito intereçante a largura de baixo dessa árvore. Ela é muito grossa e alta. Muito intereçante para mim essa árvore.

mauro do valle enviou em 18/10/2010 as 14:28:

Prezados, segue um pequeno filme, com as 5 árvores de Adansonia Digitata(baobá), no Passeio Público, no Rio de Janeiro,

geraldo tacio v falcao enviou em 18/10/2010 as 19:28:

tenho um bonsai de baoba com 7 anos, 3 frutos e diversas sementes, aqui no recife tem diversas arvores algumas não catalogadas t.vf@hotmail.com

rafael enviou em 17/11/2010 as 17:59:

incrível

Juciara enviou em 17/11/2010 as 19:44:

Moro no interior de Pernambuco, e tenho um baobá plantado bem em fernte minha casa. Ele tem uns 3 anos e já está com +ou-3 metros de altura. Só que as folhas cairam e não nasceram mais, já tem uns meses. O que pode estar ocorrendo?

ailton mário silva enviou em 24/12/2010 as 11:52:

Eu conheci esta árvore, a alguns anos na cidade nossa senhora do ó, em ipojuca-pe, - como sou curioso, fiquei com muita vontade de ter um pé dessa árvore, e para supresa minha um amigo conseguiu para mim um bonsai desta árvore que já faz mais de dois anos que tenho em minha casa, e interessante é que muita gente ainda não conhecer este gigante adormecido, moro em uma praia, são josé da coroa grande-pe. Se voçes quiserem conhecer o maior baobá do brasil, visite nossa senhora do ó, ficar perto da praia de porto de galinha-pe. E um Feliz Natal e um Ano Novo també.

brena natelyy enviou em 10/02/2011 as 13:58:

ainda bem que voce era curiosa por que agora voce e famosaa

geovana carolina goiatuba GOIAS enviou em 10/02/2011 as 14:05:

Ai eu achei muito interessante , a largura da árvore o tamnho, nossa muito interessante ela vive seis mil anos .

thaysa enviou em 18/02/2011 as 22:45:

Nossa que incrivel

kenia enviou em 21/02/2011 as 17:37:

acho muito imteresante pelo formato e pelo tamanho do bàoba...

kenia enviou em 21/02/2011 as 17:39:

acho muito imteresante pelo formato e pelo tamanho do bàoba...

Nathielly Silveira enviou em 16/03/2011 as 21:30:

que legal essa arvore, minha professora de historia mandou eu olhar ahuahua *-*

Ana Lara enviou em 18/03/2011 as 21:26:

Ela e muito bonita. Baobá ela tem a sua história como qualquer outro mito, só que o mito ele um pouco diferente por que ele fala das hitórias das pessoas e o do Baobá e de um criador e de uma história de uma árvore. obrigado ass:Ana Lara bjsssssss!!!!!!!!!!!!!

CAMILA enviou em 01/05/2011 as 13:15:

NOSSA QUE ARVORE LEGAL É MUITISSIMO INTERESSANTE. PUXA COMO GOSTARIA DE CONHESSELA BEM DE PERTO. ASS:CAMILA

viviane Feitosa enviou em 15/05/2011 as 20:01:

Tenho o prazer de vislumbrar dois Baobás sempre que estou no trabalho!! Não são tão antigas quanto as da África mas são belíssimas.

Djalma Pereira da Silva enviou em 09/07/2011 as 22:06:

Favir registrar, que na cidade de Minaçu, estado de Goiás, várias arvores do Baoba, na Vila Residencial Sama, como Também na Av. Central Oeste, Jardim Primavera, e na Praia do Sol. Em Goiânia - Go, na Praça Nova Suiça 3 (tres) arvores....

Darlan Tiago enviou em 29/07/2011 as 15:15:

Que massa muito interessante a árvore!!

Joyce enviou em 02/08/2011 as 14:40:

choquei!!!!!!!!!!

Wagner Lúcio Soares enviou em 09/08/2011 as 11:15:

Muito bom, será que tem no cerrado mineiro?

Wagner Lúcio Soares enviou em 09/08/2011 as 11:15:

Muito bom, será que tem no cerrado mineiro?

cecilia santos enviou em 29/08/2011 as 21:25:

adorei a pesquisa , derrepente lembrei que tinha q fazer uma pesquisa sobre os baobas voce me salvou mutíssimo obrigada.

ingrid enviou em 21/09/2011 as 20:25:

essa arvore e gigante nossa numca vi uma arvore iguau a essa nossa

ingrid enviou em 21/09/2011 as 20:26:

essa arvore e gigante nossa numca vi uma arvore iguau a essa nossa

Maria das Dores enviou em 21/09/2011 as 23:30:

Amei !saber sobre essa arvore foi muito importante pŕa mim.Fiz minha pesquisa e conheci muito mais sobre ela.

amanda kauanne dos santos enviou em 18/10/2011 as 14:24:

nossa que legal muito interresante bj bj

shabryrna gonzas salviano enviou em 13/11/2011 as 16:42:

eu acho a arvore baobá e linda

shakira enviou em 16/11/2011 as 18:29:

linda

debora enviou em 23/11/2011 as 19:33:

eu tenho que pesquisar 2 arvores uma do brasil e outra da africa

amanda carolline cacheiro tobias enviou em 24/11/2011 as 20:48:

nossa aonde que fica isso

Gilberto Vasconcelos enviou em 30/12/2011 as 19:21:

Lançado em out/20011 o MAPA DOS BAOBÁS DO BRASIL na FIEPE - em Recife Adquira já o seu exemplar. 81 9778 7742 (TIM) 81 8523 4451 (OI) Gilberto Vasconcelos - pesquisador e autor do livro. www.biomaurbano.org www.respireessaidei.org/site

Lucilia de Assis enviou em 02/01/2012 as 15:18:

Parabéns pela iniciativa de compartilhar com o público a escolha da capa desse livro. Eu escolho a foto 2 - o baobá, um dos símbolos da África. Alem de linda e forte é bastante resistente, vivendo muitos anos...

michelle dos santo rocha enviou em 19/03/2012 as 18:28:

noosa que lida

Natilde Bandeira de Souza enviou em 07/05/2012 as 20:08:

Conheci esta arvore no recife/capital-PE, qdo havi fiquei encantada, abracei a mesma, me emocionei bastante. Claro que nao conseguie abraça-la pois a mesma é enorme. Mas so o fato de lembrar do Pequeno Principe, me encantou mais ainda. O baobá fica em uma praça muita organizada. no dia havia varios turistas, inclusive estrangeiros, fotografando a mesma. Esta arvore tem um significado muito importante. Vamos aprender a preservar o meio ambiente. Obrigada.

girlane silva enviou em 15/05/2012 as 19:47:

a eu amo africa mas la tem muito sofrimento tenho do de quem ta la

Gilberto Vasconcelos enviou em 24/06/2012 as 10:17:

Dez novos baobás catalogados no Rio de Janeiro Praça da República (Campo de Santana) têm nove exemplares sendo um deles o maior do Brasil com cerca de 25 m de altura. Em Campos dos Goytacazes tem um outo exemplar. Acesse: http://respireessaideia.org/site/gallery/mapa-dos-baobas-2/ Selecione as fotos por estado e cidades.

Kyta enviou em 18/07/2012 as 12:13:

Em Moçambique é conhecida como Embondeiro e dá um fruto tipo coco com sementes secas, que é muito bom....O fruto (Chimufo) existe à venda em Lisboa Portugal.

rebecca bianca ferreira peixoto enviou em 01/08/2012 as 13:53:

achei muito criativo a casa da arvore vcs estão de parabens


Comentar

:

:
: